
E aí pessoal?!Prontos para mais conhecimento? Esse daí é o Leônidas , uma jiboia legalizada criada com muito carinho pelo seu dono, que não vai abandoná-la quando ela ficar ainda maior!!
Hoje vamos aprender sobre um termo popularmente utilizado por aí: JIBOIAR NO SOL! Por que serpentes gostam de tomar um solzinho?
Não só serpentes, mas répteis em geral têm este comportamento peculiar!! Isto porque são organismos ectotérmicos. Ou seja, conseguem calor de fontes externas, enquanto que os endotérmicos (aves e mamíferos) geram calor pelo próprio metabolismo. Aqui, vale ressaltar que, aquela classificação dos vertebrados em homeotérmicos (não variam a temperatura) e pecilotérmicos (a temperatura varia com o ambiente), não é apropriada!! Isto porque alguns homeotérmicos podem variar sua temperatura em até 10 graus, e outros pecilotérmicos, apresentam variações mínimas de temperatura. Por isso, hoje, a melhor classificação é de endotérmicos e ectotérmicos, que ainda assim deve ser feita com cautela!!
Agora por que uma jiboia vai querer ficar no sol? É simples, no sol ela consegue receber mais calor e, consequentemente aumenta seu metabolismo e suas reações químicas!! Com o calor do sol, ela vai realizar suas funções vitais de forma mais rápida e eficiente. Por exemplo, depois de se alimentar de uma baita presa, ela precisa digerir rápido este alimento, então no sol, ela garante essa rápida e eficiente digestão!! Não é demais?! Mas tudo tem seu limite, por isso elas se intercalam entre ambientes frescos e quentes durante o dia!!
Isto explica também porque em épocas mais quentes vemos tantas serpentes mortas nas estradas!! O asfalto é mais quente, atraindo as serpentes que querem aumentar seu metabolismo! Por isso, a atenção tem que ser redobrada na estrada para não atropelarmos esses seres incríveis que estão ali só de passagem, não é mesmo?!!
