Perereca macho ou fêmea?

Imagem própria: Dendropsophus minutus

Bora aumentar nosso conhecimento sobre os anfíbios, grupo que a profe tanto ama?! Como podemos identificar uma perereca macho ou fêmea?! A primeira coisa é lembrar do que a profe já falou em outros posts!! De forma geral, as pererecas tem bolinhas nas pontas dos dedos (discos adesivos), que servem para grudar!! Apesar de haver exceções, podemos usar esta característica como forma de diferenciá-los dos sapos e rãs.
.
Mas como definir se é uma fêmea ou macho (sim, existem pererecas machos e fêmeas)? Naquelas espécies que apresentam a barriga mais clara, é possível observar, na época reprodutiva, os óvulos pela barriga. E já sabemos que quem os carrega são as fêmeas, né?! Assim fica fácil observar na imagem que trata-se de uma fêmea!! Mas além disso, as fêmeas costumam ser maiores que os machos, justamente pelos gametas serem maiores que os espermatozoides. Por fim, as fêmeas não apresentam saco vocal, que é aquela membrana que fica embaixo dos pescoços dos sapinhos, e funcionam como caixa de som para o canto dos anfíbios anuros (amplificam o som).
.
Então fêmeas não cantam? Errado, fêmeas podem sim cantar, pois tem cordas vocais (apesar da maioria das espécies as fêmeas não cantarem!!!). No entanto, o canto não é tão alto, pois elas não tem a “caixa de som” (saco vocal), como os machos têm!

E ai, sabe de mais alguma característica que diferencia machos e fêmeas?! Conte pra nós aqui!! Gostou da informação?! Curta, compartilhe e comente!!

Deixe um comentário