Semana Nacional do Meio Ambiente

Em 1972 foi criado o Dia mundial do Meio Ambiente pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Por quê?

Porque era preciso atrair a atenção das pessoas e o governo para o tema, uma vez que o meio ambiente está cada vez mais sendo degrado pelo homem. No Brasil, somente em 1981, surgiu a semana Nacional do Meio Ambiente, que é na primeira semana de junho. A ideia é que a comunidade participe da preservação do patrimônio natural do Brasil.

Então, de 31/05 até 05/06 temos uma semana para principalmente conscientizar as pessoas sobre os impactos das ações humanas ao meio ambiente, e principalmente elevar discussões a respeito disso. Neste sentido podemos abordar temas de destruição de habitats, poluição e até consumo exagerado de recursos.

Os principais problemas estão relacionados ao descarte inadequado do lixo, falta de reciclagem de materiais e coleta seletiva nas cidades, o desmatamento, falta de preocupação com o uso da água, e principalmente o uso inadequado dos recursos do ambiente que nós temos.

Pequenas atitudes do dia a dia podem ajudar a combater essas questões. Algumas destas ações que podemos colocar em prática a fim de ajudar o meio ambiente e preservá-lo, são destacadas abaixo:

  • Utilização de água da chuva para regar plantas, lavar banheiros, ou áreas abertas como garagens. Isto é otimizar o uso de recursos naturais;
  • Começar a separar o lixo orgânico do lixo seco, e a partir disso implantar ações de coleta seletiva do lixo;
  • Evitar o desperdício. Por que eu preciso de dois celulares durante o ano? Ao evitar quantidades desnecessárias você ajuda a diminuir o lixo no ambiente;
  • Evitar o desperdício de água e energia. Ao fechar bem as torneiras das pias e evitar grande quantidades de luzes acessas em casa, você já pode diminuir para este desperdício (mudanças na rotina são suficientes);
  • Conectar com a natureza, criando uma horta, por exemplo, assim é possível aprende sobre o processo de crescimento das plantas;

E os anfíbios?

Os anfíbios apresentam uma pele bem fina e cheia de vasos sanguíneos, interagindo com o meio através da respiração cutânea. São considerados excelentes indicadores ambientais. Isto porque são altamente sensíveis por exemplo, a qualidade do ar e da água, ou seja, a qualidade do meio ambiente interfere na sua sobrevivência.

Pensando em biodiversidade, são extremamente importantes, contando com mais de 8000 espécies no mundo, dentre sapos, pererecas, rãs, cobras cegas e salamandras. A importância ecológica do grupo se deve a servirem de alimento a outros organismos e se alimentarem principalmente de insetos. Ainda vvem na transição água e terra, sendo importante nestes dois tipos de ambientes.

O Brasil é um dos países que possui a maior diversidade de anfíbios do planeta, cerca de 14% das espécies são encontradas aqui!! Muitas dessas espécies estão ameaçadas de extinção ou já desapareceram por completo sem ao menos serem estudadas. Isto porque são por serem sensíveis a qualidade do meio ambiente, porque estão perdendo habitats, por conta de poluição por agrotóxicos, fertilizantes químicos e etc.

Além da importância ecológica apresentam bioativos importantes para o desenvolvimento de medicamentos, por exemplo para medicamentos contra leishmaniose e doença de chagas.

Portanto, a Semana Nacional do Meio Ambiente é uma oportunidade para relembrarmos a importância dos anfíbios para o ambiente e entendermos que, por sua sensibilidade às alterações no meio ambiente, nossas pequenas ações podem ajudar a preservar esse grupo de animais.

Deixe um comentário